Cresce a cada dia o numero de jovens que faz uso de drogas ilícitas.
Ela lhe traz ‘liberdade’; Te deixa ‘ligadão’; Você sente algo que não tem como explicar, esses são alguns dos efeitos que usuários de drogas comentam sobre a sensação que sentem ao consumirem os entorpecentes que cada vez mais, estão presentes na sociedade. O consumo de drogas aumenta entre os jovens, pela facilidade para adquirir as toxinas e por influências de conhecidos.
Apesar de campanhas e acesso a informações, cresce a cada dia a porcentagem de jovens que experimenta ou já é usuário. ‘Joaquim’ (nome fictício), diz já usou quase todos os tipos de entorpecentes e que o principal motivo do consumo foi curiosidade. Mesmo proibido, o acesso as drogas é muito fácil, você pode ter contato não apenas nas ruas, mas em locais públicos como bar, danceterias, festas fechadas e qualquer local onda há concentração de jovens. “Dentro de qualquer balada, se você tem contato, você usa o que quiser...”, afirma “Joaquim”, que já fez uso de cocaína em uma boate na região de Sorocaba.
Quando questionado o porquê do uso de drogas, “Joaquim” comenta; “Nossa cara, quando você gosta de som alto e o DJ é bom, usar uma ‘paradas’ dessas é muito louco! Você viaja no som!”. Mesmo fazendo o uso, “Joaquim” não se considera dependente químico, e enfatiza; “Não sou viciado em nada, usei apenas para curtir a balada!”.
Apesar do pensamento que usuário de drogas não é dependente, pois o usuário “sabe se controlar” deve-se ter um maior cuidado e menos agressividade na hora de abordar o assunto que é tão “normal” entre os jovens. Os pais, por exemplo, devem ter uma conversa natural, sem enfatizar algo que possa tirar a confiança de seus filhos.
Para orientar-se de como conversar com os filhos, ou para saber sobre o assunto, o site da APAD (Associação de Apoio a Pais, Amigos e Dependentes Químicos), oferece dicas de como agir com jovens que estão envolvidos com as drogas. O site é apad.clickvida.org.br