sexta-feira, 22 de julho de 2011

O mundo proibido das Drogas.

Cresce a cada dia o numero de jovens que faz uso de drogas ilícitas.

Ela lhe traz ‘liberdade’; Te deixa ‘ligadão’; Você sente algo que não tem como explicar, esses são alguns dos efeitos que usuários de drogas comentam sobre a sensação que sentem ao consumirem os entorpecentes que cada vez mais, estão presentes na sociedade. O consumo de drogas aumenta entre os jovens, pela facilidade para adquirir as toxinas e por influências de conhecidos.
Apesar de campanhas e acesso a informações, cresce a cada dia a porcentagem de jovens que experimenta ou já é usuário. ‘Joaquim’ (nome fictício), diz já usou quase todos os tipos de entorpecentes e que o principal motivo do consumo foi curiosidade. Mesmo proibido, o acesso as drogas é muito fácil, você pode ter contato não apenas nas ruas, mas em locais públicos como bar, danceterias, festas fechadas e qualquer local onda há concentração de jovens. “Dentro de qualquer balada, se você tem contato, você usa o que quiser...”, afirma “Joaquim”, que já fez uso de cocaína em uma boate na região de Sorocaba.

Quando questionado o porquê do uso de drogas, “Joaquim” comenta; “Nossa cara, quando você gosta de som alto e o DJ é bom, usar uma ‘paradas’ dessas é muito louco! Você viaja no som!”. Mesmo fazendo o uso, “Joaquim” não se considera dependente químico, e enfatiza; “Não sou viciado em nada, usei apenas para curtir a balada!”.

Apesar do pensamento que usuário de drogas não é dependente, pois o usuário “sabe se controlar” deve-se ter um maior cuidado e menos agressividade na hora de abordar o assunto que é tão “normal” entre os jovens. Os pais, por exemplo, devem ter uma conversa natural, sem enfatizar algo que possa tirar a confiança de seus filhos.

Para orientar-se de como conversar com os filhos, ou para saber sobre o assunto, o site da APAD (Associação de Apoio a Pais, Amigos e Dependentes Químicos), oferece dicas de como agir com jovens que estão envolvidos com as drogas. O site é apad.clickvida.org.br


quarta-feira, 6 de julho de 2011

As dificuldades da empregabilidade

Como conquistar o emprego desejado a meio de tantas ‘concorrências’?

Com tanto desemprego no País as agencias de emprego passam por dificuldades na hora da contratação, mas num país onde há tantas pessoas desempregadas, nos deparamos com a pergunta: Qual a dificuldade de preencher uma vaga com tantas pessoas reclamando do desemprego?
Um dos principais motivos é 'A mão de obra não qualificada', onde não supri as exigências que indústrias, comércios e qualquer outro seguimento faz para dificultar o profissional de ter o emprego desejado. Outros obstáculos na hora da contratação é a desistências dos candidatos, a falta de comprometimento na hora da entrevista, entre outras desculpas dadas por não comparecer logo no início do trabalho, dificultando a credibilidade das pessoas para poder conquistar a tal ‘vaga’.
 Na hora de procurar um emprego, as exigências dos candidatos são tantas, que o currículo não comporta a vaga desejada. A falta de experiência, conhecimento em determinadas áreas e cursos profissionalizantes acaba devastando o candidato do mercado de trabalho.
Luiz Carlos, 44 anos, diretor comercial do Grupo Classe A Recursos Humanos trabalha no ramo de agencia de empregos a mais de 20 anos. “O cliente exige um perfil e quer ter pouco custo, quando você acha o candidato, ele tem a pretensão salarial acima do oferecido. É complicado, pois a agência acaba servindo de ‘acordo’ entre cliente e 'futuro empregado'"; diz Luiz sobre a dificuldade na hora da contratação de um candidato. Com indústrias e novas áreas surgindo em Sorocaba à mão de obra qualificada acaba ficando extinta, deixando outras áreas mais desfocadas. Um exemplo é o campo de vendas externas, onde achar um profissional qualificado que aceite as exigências especificadas pelo cliente, acabou virando raridade; “Não se ganha mal, mas as pessoas não querem se sujeitar a trabalhar com metas, e sair todo dia na rua enfrentando desafios” Luiz complementa.
E como candidatos e até agencia de empregos devem lidar com essas dificuldades?
Um dos pontos principais exigidos nas agencias de empregos é a clareza e honestidade na hora de entregar seu currículo e também na hora da entrevista. Você tem que focar a área que quer atuar, pois hoje em dia é conquistar e  se atualizar para manter no emprego. Ser profissional é ir além do básico exigido, é acompanhar a evolução e continuar se profissionalizando, assim  garantindo sua durabilidade na empresa.
Atualmente o funcionário se mantém na empresa quando ele é produtivo e traz resultados. Manter um funcionário na empresa por gratidão há tantos anos exercendo sua função ficou nos tempos antes de crises econômicas. 
Para quem está na procura de um emprego, Luiz Carlos dá algumas dicas para ‘conquistar’ um espaço no concorrido mercado de trabalho:
Primeiro ter um bom currículo, claro, direto na área desejada e especificando as atuações. Você é avaliado desde o momento que deixa seu currículo na agencia, até o momento da contratação, então, procure sempre estar alinhado, evitando piercing, tatuagem expostas, chinelos e bermudas. A aparência conta muito na hora de selecionar um candidato. O mesmo vale para entrevista, onde saber conversar, se portar conta muito, independente de qualquer área. Você é seu cartão de visita. E por ultimo sempre ser claro nas suas colocações, sem sair do foco da entrevista, por exemplo, pessoas que na entrevista expõe seus problemas particulares, isso atrapalha na hora de selecionar o candidato.
Com essas dicas, vale lembrar que com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, na hora de procurar um emprego, procure mostrar seu potencial e diferencial, sempre se destacando positivamente perante a pessoa que está te analisando. Usufruindo dessas dicas, vale a ‘boa sorte’ na hora da procura.