segunda-feira, 7 de julho de 2014

O fim do ciclo

Tudo chega ao fim. A vida, os estudos, alguns trabalhos, a estrada tem um fim, seu iogurte, aquele chocolate delicioso, dizem que até o amor pode chegar ao fim, nada específico, mas dizem que chega.

Já li muitos textos, que falam sobre a linha da vida, o nascer, crescer, estudar, trabalhar, casar, procriar e esperar morrer. Dizem que essa é a lei da vida, não desacredito, mas não quero segui-la. Sabe quando você chega numa fase, em que terminou todos os seus ciclos, aqueles que pareciam estar encalhados e nem com um guindaste você via uma esperança? Cheguei neste momento, com aquele pergunta: ‘E agora?’

Não digo que o desespero é algo normal, até porque nem sei se há o desespero. Também não vou dizer que há um planejamento, ou a falta dele. Sempre planejei o sucesso aos 25 anos, já está batendo a crise dos 30 e ele não chegou, quero enxergar como algo normal.

Mas afinal de contas, o que dizer neste texto?  Sem pé nem cabeça, de uma pessoa que se pergunta o ‘E agora?’, um texto fora dos padrões jornalísticos, sem a famosa pirâmide invertida, um texto apenas de pensamentos. - Respondendo neste mesmo parágrafo, NADA!

Dizer apenas que foi o fim de um ciclo. Aquele clichê de frase pronta: Todo fim tem seu recomeço. Nem todo recomeço será bom, de sucesso. Nem sei se haverá outro recomeço, sabemos que a vida não para. Planejar, planejar, planejar, sem a certeza de que irá executar.


Moral da história, você venceu uma etapa. Parabéns! Pegue seus escudos e se sinta preparado para enfrentar a guerra da vida. 

quarta-feira, 2 de julho de 2014

A tecnologia a favor da beleza

Ela chegou para facilitar a vida de mulheres e também de homens, porém nem todos os casos acabam sendo sucesso. Conheça o pós e contras da depilação a laser.

  As mulheres sempre deixam claro “não é fácil ser elas”. É muita preocupação, cabelo, pele, unhas, a famosa tensão pré menstrual (tpm), e claro, não podemos esquecer da depilação. Todas querem deixar as pernas lisinhas, macias como algodão e algumas lidam com pelos nos braços e até no rosto, é aí que vem o sofrimento.   
  Cera quente, ou fria, depilação egípcia e outras maneiras e aparelhos que prometem soluções rápidas para a eliminação dos pelos. Mas, a tecnologia trouxe a nosso favor uma técnica com a promessa de facilitar a vida de todas essas pessoas, sendo uma solução quase que definitiva: a depilação a laser.
  Quem não conhece acha que em apenas uma sessão pode-se dar adeus ao stress com pelos. Mas na verdade são necessárias várias sessões de manutenção e cuidados preventivos. De um tempo para cá, a depilação a laser não é a única novidade, além disso, os homens também começaram a usar esse recurso.
  Eles pretendem sentir aquele alívio ao acordar e não precisar fazer a barba, acabar de vez com as irritações na pele e pelos encravados. Também vale a pena lembrar que as mulheres estão cada vez mais exigentes e muitas preferem homens sem pelos. Então aqueles que decidiram agradar as namoradas, encontraram no laser a solução perfeita. Porém para conseguir uma pele lisa é necessário saber onde encontrar esse procedimento e quais são os processos indicados para seu tipo de pele.
  Há vários tipos de laser, entre os mais conhecidos estão: Alexandrita 755nm que é o mais potente por eliminar todos os tipos de pelos e proporcionar menos dor. Diodo 800 nm o mais antigo e mais doloroso. Por último temos o Nd:Yag 1064 nm que é indicado para peles morenas ou negras.
As aplicações do laser podem ser consideradas um processo caro. Atualmente acabamos vendo esse procedimento com promoções de até 80% de desconto em sites de compras coletivas. O problema é que nas promoções não ficam especificadas qual o tipo de laser que é usado, além de não deixar claro se há acompanhamento médico.
  A depilação a laser não podem ser feitas por qualquer pessoa e é preciso ter claro os efeitos que ela pode trazer. A doutora Karem Silva que pertence à Sociedade Brasileira de Dermatologia e à Sociedade Médica de Sorocaba explica que a depilação é indicada a partir de 15 anos. O procedimento pode causar reações inesperadas, como queimaduras e deixar manchas e cicatrizes.
  Exatamente por isso os cuidados devem ser redobrados ao adquirir pacotes como os de compras coletivas. “Os processos de depilação devem ser acompanhados sempre por um médico apto, porque não é qualquer médico que está treinado para trabalhar com o laser”, diz Karem.
  Para a doutora Lilian Braga a depilação a laser hoje em dia está muito comum. “Tem muitos aparelhos no mercado, a maioria são bons e o que diferencia é o profissional que usa”. A doutora também é totalmente a favor da presença de um médico especializado durante o procedimento.
  Lilian afirma que deve ser feito uma análise prévia para saber qual potência será aplicada. Além disso, os médicos que fazem a depilação devem estar preparados para tratar as reações. Algumas vezes os pacientes que sofreram efeitos colaterais procuraram outros médicos dermatologistas para trata-los. “É normal uma pessoa ter problemas e depois ir procurar outro dermatologista para tratar. O ideal é que o profissional que faz o procedimento tenha a competência para reverter o quadro do paciente.”

“Tem muitos aparelhos no mercado, 
a maioria são bons e o que diferencia é o profissional que usa.”

  A diferença de preço para fazer o procedimento em clínicas de estética e em um dermatologista especializado é grande. Um fator que também influi é a facilidade na hora do pagamento. Ambas as doutoras não banalizaram o procedimentos em clinicas, mas alertaram sobre precauções que o paciente deve ter antes de escolher onde fazer. Muitas vezes o preço cobrado pelo procedimento não cobre o custo dessas promoções. Se uma clínica atender 200 pessoas por dia, podemos desconfiar se o processo é realmente eficaz ou não.  

  O processo de depilação a laser em si é simples, basta tomar os cuidados necessários para que tudo saia bem. Vale a pena lembrar que os pelos não são eliminados para sempre, é preciso fazer sessões de manutenção. A frequência irá depender de cada corpo. Após o procedimento não se deve engrossar mais os pelos com aparelhos como gilete, por exemplo. Para não perder o investimento é bom continuar com aplicações à laser.