quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Além da traição ...


Acredito que o maior medo do ser humano é ser traído. Ter aquela sensação de que o mundo foi totalmente falso contigo e que por tempos você foi enganado, torna quase impossível a prática da confiança. Filosofando sobre esse tema, o que de fato seria uma traição?

Traição física, aquela que houve um outro alguém no relacionamento?! Moral, quando houve apenas mentiras e mais mentiras e você não sabe no que mais acreditar?! Racional, aquela que as pessoas fazem achando que você não saber da verdade será o melhor para você?! Ou seria nada mais que uma dramatização da sua parte para se fazer de coitado? Enfim, o que seria a traição?

Se sentir traído é doloroso, nisso podemos concordar! Mas a verdade é que não quero abrir uma mesa redonda para falar de traição e sim, falar de perdão. Perdoar também não significa que tudo estará ok, que ter o perdão tudo voltará ao normal, que seu relacionamento será reatado, que sua roda de amigos estará completa novamente e aquela amizade que você chegou a achar que era verdadeira, voltará a ficar na posição de “melhores amigos”.

Perdoar é estar em paz com você, se livrar daquelas pontadas e apertos que sentia em seu coração. É elevar seu estado emocional e modificar o seu astral. É desculpar a si mesmo por tantas distrações e cegueiras, por não ter enxergado que ali na sua frente acontecia casos inadmissíveis para seus princípios. Não sei qual a sua religião e nem quero entrar em assuntos religiosos, mas sabe a tal lei da atração? Aquela que estudamos nas aulas chatas de física?! Então, nós somos iguais!

Quando você está mal, com rancor, e vê o mundo numa perspectiva negativa, tudo na sua vida é ruim. Nada irá te agradar e seu sentimento será apenas de insatisfação. Poderá chegar um prêmio de loteria que não irá te deixar feliz! Pois felicidade é estado de espírito, sim!

Vamos trabalhar na reciprocidade, agir da mesma forma que gostaria agissem contigo, mesmo sabendo que não devemos esperar nada de ninguém, até porque quem tem a perder não é você. Honestidade, fidelidade e respeito não são apenas qualidade, elas devem ser características da personalidade, aquele famoso ditado ‘Não faça para os outros o que você não gostaria que fizessem para ti’, o que vale pensar uma, duas, três, mil vezes antes de tomar qualquer atitude.

Arrependimentos? Lamentações? Nós na garganta? Nuvens nos olhos? Estamos nos perdoando! Leva tempo. Sim, muito tempo! Até anos...mas cura! Logo tudo estará bem, perdoado e seguiremos.


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Não dá para viver sozinho!

Que neste mundo não conseguimos viver sozinhos, isso sabemos, sempre precisamos do próximo para fazer qualquer coisa. É engraçado como pelo decorrer da vida tentamos ser autossuficientes, sendo que até para ter o dom da vida necessitamos de um ser humanos para nos gerar por nove meses.
Também acho engraçado como sem querer, algumas pessoas acabam sendo descartáveis. Seja ela para você ou você para elas. Reveja sua vida, em apenas três anos, e repare quantas pessoas passaram por ela, que tiveram uma importância gigantesca e que hoje nem estão presente no seu ciclo social.
Por outro lado, há pessoas que ali permanecem,algumas presentes todos os dias, fisicamente ou hoje, graças a tecnologia, virtualmente. Tem pessoas que você nem tem uma conversa todos os dias, mas sabe que ela está ali e basta um oi que aquela manifestação de amor e carinho se expande. Para essas pessoas, que fazem a diferença na sua vida e você joga uma extrema importância, eu chamo de AMIGOS.

No dicionário podemos definir pela palavra amigo: ‘Aliado, concorde, caro, complacente, dileto, dedicado, afeiçoado, indivíduo unido a outro por amizade, pessoa que quer bem a outra, colega, companheiro...’; entre inúmeras definições. A amizade é tão boa e importante na nossa vida, que eu sinceramente não consigo entender como que algumas pessoas ainda insistem em tentar ser autossuficiente, como mencionei acima.
Como é bom poder ter alguém para te lembrar o que você fez na noite passada, para segurar sua cabeça quando a bebida fez o efeito além da conta, para te alertar ‘não fique com aquela pessoa, não faça isso, você vai se arrepender’, você não dá ouvidos, tem atitudes no impulso e depois escuta um simples ‘Eu te falei!’. Ou ter alguém para ouvir suas lamentações, te escutar, abraçar e tentar te confortar quando você levou aquele pé na bunda, acabou seu relacionamento, está naquela fase da vida onde você não quer mais nada além de guloseimas e Netflix, mas ali surge aquela pessoa incrível, que te dá uns tapas na cara, te ergue, coloca para cima, tira da zona de conforto e faz você voltar para a vida. Me desculpem os mal amados, sem amigos e autossuficientes, mas ter Amigos na vida é essencial.


Parabéns AMIGOS, aqueles de fé, irmão, que caminham juntos, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença e que a morte nunca nos separe.