segunda-feira, 2 de junho de 2014

Dicas para sair do Vermelho

Será que há uma solução para quem gasta mais do que deve?

Todo mês é a mesma coisa, muitas contas para pouco salário. Terminar o mês no vermelho, fazer sorteio, acender uma vela, rezar e brincar de três ou um para escolher a conta felizarda que será paga. Meus caros, isso é mais comum do que imaginamos, pois está difícil manter o controle financeiro diante de tantos gastos, poupar, então, é igual a uma novela, só na ficção. Será que é possível sair das dívidas ou só rezando para um milagre acontecer? Sim, há uma luz no fim do túnel.
O primeiro passo é relacionar todas as contas e gastos, desde os poucos reais do café da manhã até as parcelas e contas de consumo. Uma dica é montar uma planilha que está disponível no site da BM&FBovespa (www.bmfbovespa.com.br). Lá, além da planilha, você encontra materiais de apoio e acompanha a divulgação de cursos gratuitos. São vários módulos que ajudam a ter noção de como começar a controlar seus gastos e pensar numa forma de poupar. Outra alternativa são os aplicativos, nesta era da tecnologia, eles auxiliam nos recursos do quanto você recebe e gasta, tudo isso no seu celular. Um que é gratuito e disponível para os sistemas iOS e Android é o ‘Minhas Economias’.
Após ter noção de tudo o que você gasta e ver e separar o que é essencial dos gastos supérfluos, começa a nova etapa, ‘EU QUERO OU EU PRECISO?’. No livro de Marcia Dessen “Cuide bem do seu dinheiro”, ela faz uma pergunta: “Será que o problema é ganhar pouco ou gastar muito?” Mudar hábitos é necessário para viver dentro dos padrões que você ganha, começar a cortar jantares, compras em excesso e deixar apenas o essencial. Ela menciona também o controle de pequenos gastos, aqueles aos quais não damos tanta importância e que no final das contas surpreendem: ‘Cinco reais lá, dois reais aqui, sete reais acolá se transformam em R$ 200 ou R$ 400 por mês’.
Procurar refinanciar uma dívida, negociar taxas menores para quitação dos pagamentos, tudo que ajude a acabar de vez com grandes financiamentos e recomeçar uma nova vida financeira pode ajudar. Mas o cuidado que se deve ter é não cair novamente no mesmo erro. O controle será eterno, primeiro poupar para depois gastar, com dinheiro na mão o seu poder de compra será maior para negociar descontos.
Comece a poupar. Após ter um fundo de reserva, você pode fazer planejamentos futuros. Uma viagem, comprar ou trocar o carro, casa, enfim. Focando no seu objetivo e tendo uma quantia na mão, procure um fundo de investimento, que irá render um dinheiro a mais, troque o tipo de juros.
 Com os gastos em ordem, você irá garantir o fim das dores de cabeças, adeus conta no vermelho e bem vindo aos saldos positivos. Será o início de uma vida com maior conforto financeiro e o começo de uma nova era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário