Antigamente o foco eram apenas três
opções para compras, dois shoppings e o calçadão do centro, mais conhecido como
a famosa Braguinha. Hoje Sorocaba está diante de vários centros comerciais, a
cidade possui sete shoppings, algumas megalojas e inúmeras boutiques onde o
‘glamour’ predomina. Podemos ver que há uma linha tênue em nossos polos de
‘finura’, dividindo o luxo da zona norte e o luxo da zona sul. Tal luxo gera
uma discussão entre as classes sociais da cidade. A questão de fato é: o que
realmente é “chique” na cidade?
Ser “chique” para alguns é se vestir bem
e gastar pouco, para outros é pagar o estacionamento e ter dinheiro apenas para
comprar um copo de café no estilo americanizado e desfilar pelos corredores,
admirando as grifes e passando vontade, pois o limite do cartão de crédito não
deixa aproveitar as promoções que vão de 50% á 70% de desconto, e mesmo assim,
se comprar alguma peça vai a metade do salário. Não vamos esquecer que, para
alguns, não passa do ‘rolezinho’, que é “chique” circular por lugar rico, vai
que a lei da atração funcione e o dinheiro acabe atraindo dinheiro?
Sorocaba realmente precisava de uma
revolução no comércio, conquistamos! Estamos prestes a nos tornarmos a Região
Metropolitana, o maior polo comercial do interior, um centro de referência. O
que esquecemos é que também precisavam de uma revolução nos costumes
provincianos. Ainda nos deparamos com
comparações, onde presenciamos até insultos a certas lojas e zonas da cidade.
Esquecemos que quanto melhor a qualidade em todos os setores, melhor será a
convivência. Uma compra na zona sul ou na zona norte não difere status, e
continua sendo apenas uma compra. O dinheiro gasto lá vale tanto quanto o
daqui, mas é difícil aceitar o vice-versa. Ainda temos os costumes e a sensação
de que a compra numa determinada região é melhor que a outra.
Mas sinto que a revolução está por vir, já podemos ver entre o meio termo. No complexo que já foi considerado uma 'galeria de luxo' já deparamos com uma popularização nos produtos e preços, pois as moscas acabaram não dando o devido lucro. Pergunto-me: seria o medo de o luxo virar um lixo?
Mas sinto que a revolução está por vir, já podemos ver entre o meio termo. No complexo que já foi considerado uma 'galeria de luxo' já deparamos com uma popularização nos produtos e preços, pois as moscas acabaram não dando o devido lucro. Pergunto-me: seria o medo de o luxo virar um lixo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário